A construção do campo da didática
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60662Palabras clave:
Âmbitos disciplinar e teórico-investigativo da Didática, Histórico da Didática, Didática Geral e Didaticas Especiais, EndipesResumen
A resenha refere-se à versão inicial do artigo “A transformação histórica da didática no Brasil: reflexões sobre o ENDIPE (1972 a 2024) e sua relevância na formação docente”, submetido à Educação em Revista e que foi objeto de análise e diálogo colaborativo entre os autores e pareceristas, conduzido pela editora-chefe do periódico. Com base em princípios da Ciência Aberta, buscou-se contribuir para a construção coletiva e contínua do conhecimento científico, tecnológico e cultural, no campo da Didática. Assim, a resenha apresenta uma apreciação crítica do artigo, incluindo sugestões que visam ao enriquecimento da abordagem do tema, discutidas durante o referido diálogo. O texto contém uma introdução em que se indicam características do artigo, tais como sua origem em tese de doutoramento e referências bibliográficas em que os autores fundamentam a discussão feita. Na sequência, tratam-se a relação entre Didática e Didáticas Específicas, aspectos da trajetória da Didática desde Comenius e as transformações do campo evidenciadas nos ENDIPES. A propósito dessas transformações, a resenha inclui uma síntese de movimentos na constituição do campo da Didática, desde sua constituição como disciplina curricular na formação de professores até sua consolidação como campo profissional, no período de 1971 a 2020.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.













