A construção do campo da didática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60662

Palabras clave:

Âmbitos disciplinar e teórico-investigativo da Didática, Histórico da Didática, Didática Geral e Didaticas Especiais, Endipes

Resumen

A resenha refere-se à versão inicial do artigo  “A transformação histórica da didática no Brasil: reflexões sobre o ENDIPE (1972 a 2024) e sua relevância na formação docente”, submetido à Educação em Revista e que foi objeto de análise e diálogo colaborativo entre os autores e pareceristas, conduzido pela editora-chefe do periódico. Com base em princípios da Ciência Aberta, buscou-se contribuir para a construção coletiva e contínua do conhecimento científico, tecnológico e cultural, no campo da Didática. Assim, a resenha  apresenta uma apreciação crítica do artigo, incluindo sugestões que visam ao enriquecimento da abordagem do tema, discutidas durante o referido diálogo. O texto contém uma introdução em que se indicam características do artigo, tais como sua origem em tese de doutoramento e referências bibliográficas em que os autores fundamentam a discussão feita. Na sequência, tratam-se a relação entre Didática e Didáticas Específicas, aspectos da  trajetória da Didática desde Comenius e as transformações do campo evidenciadas nos ENDIPES.  A propósito dessas transformações, a resenha inclui uma síntese de movimentos na constituição do campo da Didática, desde sua constituição como disciplina curricular na formação de professores até sua consolidação como campo profissional,  no período de 1971 a 2020.

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Biografía del autor/a

  • maria rita neto sales oliveira, cefet-mg

    Pedadoga e bacharel em Comunicação Social, mestra e Ph.D. em Educação. Fez estágios de pós-doc no Brasil e em Portugal. Titular da UFMG e do Cefet-MG, trabalhando nas áreas de Didática, Formação de Professores e Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Foi membro da Comissão de Avaliação da pós-graduação na Capes, do Comitê Científico do CNPq em Educação, da Câmara de Assessoramento em pesquisa da Fapemig, de equipes do MEC/Setec, do Conselho Municipal de Educação de Belo Horizonte, do Comitê de Ética em Pesquisa no Cefet-MG e assessora da Diretoria Geral dessa instituição. Membro da Anped, coordenou o GT de Didática e foi Secretária Adjunta da Associação. Membro da Anpae e da Andipe, onde participa da Diretoria. Trabalha como pesquisadora no Cefet-MG e na FaE/UFMG, nos Grupos de Pesquisa: Teoria e Metodologia do Ensino Tecnológico; Trabalho e Tecnologia; Profissão Docente. É Membro de comitês editoriais e de revisão de periódicos nacionais e português. Co-coordenadora da série Prática Pedagógica da Papirus. Tem vários livros e artigos publicados.

    "https://orcid.org/0000-0002-3089-5939"

Publicado

2025-12-22

Número

Sección

Resenha Avaliativa

Cómo citar

1.
A construção do campo da didática. edur [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/60662

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