O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR

UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.54442

Palavras-chave:

Pedagogia Dialético-Crítica, pedagogo escolar, práxis educativa.

Resumo

Este texto se configura como um estudo analítico, cujo foco se assenta na figura do(a) pedagogo(a) escolar. O objetivo é trazer discussões sobre o trabalho do(a) pedagogo(a) escolar na ótica da Pedagogia Dialético-Crítica. Utilizamos como caminho metodológico a pesquisa bibliográfica e documental. Elencamos dois documentos que dialogam com o objeto de pesquisa e trazem subsídios para nossa discussão: A Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE/CP nº 1, de 15 de maio de 2006), que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia e a Resolução 038/CME/2015 que dispõe sobre o Regimento Geral das Unidades de Ensino da Rede Pública Municipal de Manaus. Por meio desse estudo, observamos as imprecisões e contradições postas nos documentos aqui citados, e isto incide diretamente no trabalho pedagógico. Ressaltamos que ainda há um extenso caminho a ser trilhado para vermos concretizado um trabalho pedagógico pautado em uma concepção dialético-crítica da Pedagogia. Como principais bases teóricas elencamos os estudos de Schmied-Kowarzik (1983); Franco (2008, 2017, 2021); Freire (1969, 1987); Libâneo (2006, 2012, 2021); Pimenta (2001, 2021); Moreira e Pimenta (2021) e Saviani (1991).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciana Pereira da Costa e Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

    Doutoranda pela Universidade Federal do Amazonas no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE- UFAM); Mestra em Letras e Artes, pela Universidade do Estado do Amazonas, Especialista em Psicopedagogia (UNIVES); Graduada em Licenciatura em Música com Habilitação em Canto (UEA); Graduada em Pedagogia (UNINTER). Professora formadora pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED- DDPM -Manaus/AM).

  • Fernanda Pinto de Aragão Quintino, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, Amazonas (AM), Brasil

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (SEDUC-AM), atuando no Fórum Estadual de Apoio Permanente à Formação Docente do Amazonas (FEPAD/AM); Pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), realizando pesquisa pós-doutoral na linha de pesquisa Educação, Estado e Sociedade na Amazônia; Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Trabalho e Educação (GTE/ UFAM/ CNPq).

  • Thaiany Guedes da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Manaus, Amazonas (AM), Brasil

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) - Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Mestra em Educação do PPGE - UNESP (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho); Professora Adjunta do Departamento e Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas; Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM; Membra do grupo de Pesquisa Laboratório de Neurodidática e Formação de Professores (UFAM); Vice líder do grupo Educação do Campo, Currículo e Formação de Professores na Amazônia (UFAM); Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Formação de Professores para o Desenvolvimento Metacognitivo-crítico (LaDeM); Atualmente se dedica ao projeto de pós-doutorado intitulado "Cursos de Licenciatura em Pedagogia: concepções epistemológicas e formativas presentes na formação dos pedagogos/as e professores/as no contexto da Amazônia brasileira.

Publicado

06-11-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
O TRABALHO DO(A) PEDAGOGO(A) ESCOLAR: UM ESTUDO PAUTADO NA PEDAGOGIA DIALÉTICO-CRÍTICA. edur [Internet]. 6º de novembro de 2025 [citado 13º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/54442