AS DIMENSÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS DAS PRÁTICAS EDITORIAIS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DAS NORMAS
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.58829Palavras-chave:
Políticas editoriais, Periódicos de educação, Qualidade dos periódicosResumo
O artigo que motiva esta resenha insere-se nesse contexto, tendo sido originalmente submetido à Educação em Revista. Após a avaliação por pares, os pareceres foram compartilhados com os autores, que, mediados pela equipe editorial, participaram de um encontro on-line para discutir as contribuições dos avaliadores. Essa experiência, alinhada aos princípios da Ciência Aberta, reforçou a transparência e o diálogo no processo de publicação. Posteriormente, tivemos a oportunidade de elaborar este texto, que consiste em desdobramento desse processo colaborativo, também considerado por Mendonça (2023, p. 4) como “[...] produtivo e formativo para pessoas autoras, que têm, com essa publicação, a oportunidade de ver seu texto lido e comentado, o que amplia em muito a divulgação e o debate em torno de suas ideias”.
Assim sendo, esta resenha dialoga, em especial, com o artigo Políticas editoriais: uma investigação de periódicos da área da Educação por meio de análise documental, de Matheus Ganiko-Dutra, Kevin Luis Lopes-Delphino e Caio Augusto Martins Furtado (2024), que será tratado em detalhes a seguir. O fato de o estudo abordar justamente políticas editoriais e ser apresentado nos moldes da Ciência Aberta acrescenta uma camada relevante à nossa atuação na editoria de um periódico que também é da educação, tornando a reflexão ainda mais desafiadora.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













