AS DIMENSÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS DAS PRÁTICAS EDITORIAIS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DAS NORMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.58829

Palavras-chave:

Políticas editoriais, Periódicos de educação, Qualidade dos periódicos

Resumo

O artigo que motiva esta resenha insere-se nesse contexto, tendo sido originalmente submetido à Educação em Revista. Após a avaliação por pares, os pareceres foram compartilhados com os autores, que, mediados pela equipe editorial, participaram de um encontro on-line para discutir as contribuições dos avaliadores. Essa experiência, alinhada aos princípios da Ciência Aberta, reforçou a transparência e o diálogo no processo de publicação. Posteriormente, tivemos a oportunidade de elaborar este texto, que consiste em desdobramento desse processo colaborativo, também considerado por Mendonça (2023, p. 4) como “[...] produtivo e formativo para pessoas autoras, que têm, com essa publicação, a oportunidade de ver seu texto lido e comentado, o que amplia em muito a divulgação e o debate em torno de suas ideias”.

Assim sendo, esta resenha dialoga, em especial, com o artigo Políticas editoriais: uma investigação de periódicos da área da Educação por meio de análise documental, de Matheus Ganiko-Dutra, Kevin Luis Lopes-Delphino e Caio Augusto Martins Furtado (2024), que será tratado em detalhes a seguir. O fato de o estudo abordar justamente políticas editoriais e ser apresentado nos moldes da Ciência Aberta acrescenta uma camada relevante à nossa atuação na editoria de um periódico que também é da educação, tornando a reflexão ainda mais desafiadora.

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Biografia do Autor

  • Cláudia T. Amaral, Universidade Federal de Catalão

    Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, Mestre em Educação e Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais É professora do magistério superior na Universidade Federal de Catalão no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós Graduação em Educação na Linha de Pesquisa de Práticas Educativas, Formação de Professores e Inclusão. Responde pela Coordenação do Curso de Pedagogia de 2017 até o momento atual, é Líder do Grupo de Pesquisa CIEED (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação). Editora-chefe da Revista Poiesis Pedagógica.

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Publicado

09-07-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
AS DIMENSÕES TÉCNICAS E POLÍTICAS DAS PRÁTICAS EDITORIAIS EM PERIÓDICOS DE EDUCAÇÃO: PARA ALÉM DAS NORMAS. edur [Internet]. 9º de julho de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/58829

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