AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NA DISCUSSÃO DO ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60604

Palavras-chave:

Teoria sócio-histórico-cultural., Ensino híbrido, Estações de aprendizagem.

Resumo

Esta resenha tem como objetivo promover algumas reflexões acerca do artigo "Ensino híbrido crítico-colaborativo: uma discussão à luz da teoria sócio-histórico-cultural", produzido pelas autoras Maria Otília Guimarães Ninin e Maria Cecília Camargo Magalhães, no qual elas abordam o termo "Ensino híbrido", praticado no período da pandemia da Covid-19, enfatizando os anos de 2020 e 2021. Para atingir o objetivo proposto e seguindo o modelo das metodologias ativas e/ou crítico-ativas, são apresentadas algumas atividades de ensino-aprendizagem híbridas que compõem as denominadas "estações de aprendizagem". Essas atividades foram desenvolvidas por alunos e professores da Pós-Graduação e estão fundamentadas teoricamente nos estudos sobre a teoria sócio-histórico-cultural. De um modo geral, a leitura do artigo revelou que a adoção das metodologias estações por aprendizagem propiciou aos alunos um ensino híbrido mais crítico, tornando-os sujeitos ativos e sem depender, necessariamente, dos recursos tecnológicos digitais. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dra. Luciana Martins Arruda, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no curso de Graduação em Letras - campus Colinas. Participa de cursos de Pós-Graduação da UemaNet, de cursos de formação de professores e de comissões de concursos e de seletivos. Além disso, possui projetos de pesquisa aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPEMA/UEMA) e de extensão. Áreas de interesse: Linguística, Ensino de língua materna, Educação à distância, Formação de professores. 

Downloads

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Resenha Avaliativa

Como Citar

1.
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NA DISCUSSÃO DO ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 16º de janeiro de 2026];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/60604