AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NA DISCUSSÃO DO ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.60604

Keywords:

Teoria sócio-histórico-cultural., Ensino híbrido, Estações de aprendizagem.

Abstract

Esta resenha tem como objetivo promover algumas reflexões acerca do artigo "Ensino híbrido crítico-colaborativo: uma discussão à luz da teoria sócio-histórico-cultural", produzido pelas autoras Maria Otília Guimarães Ninin e Maria Cecília Camargo Magalhães, no qual elas abordam o termo "Ensino híbrido", praticado no período da pandemia da Covid-19, enfatizando os anos de 2020 e 2021. Para atingir o objetivo proposto e seguindo o modelo das metodologias ativas e/ou crítico-ativas, são apresentadas algumas atividades de ensino-aprendizagem híbridas que compõem as denominadas "estações de aprendizagem". Essas atividades foram desenvolvidas por alunos e professores da Pós-Graduação e estão fundamentadas teoricamente nos estudos sobre a teoria sócio-histórico-cultural. De um modo geral, a leitura do artigo revelou que a adoção das metodologias estações por aprendizagem propiciou aos alunos um ensino híbrido mais crítico, tornando-os sujeitos ativos e sem depender, necessariamente, dos recursos tecnológicos digitais. 

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Author Biography

  • Luciana Martins Arruda, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

    Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) no curso de Graduação em Letras - campus Colinas. Participa de cursos de Pós-Graduação da UemaNet, de cursos de formação de professores e de comissões de concursos e de seletivos. Além disso, possui projetos de pesquisa aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (FAPEMA/UEMA) e de extensão. Áreas de interesse: Linguística, Ensino de língua materna, Educação à distância, Formação de professores. 

Published

2025-12-22

Issue

Section

Resenha Avalativa

How to Cite

1.
AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA SÓCIO-HISTÓRICO-CULTURAL NA DISCUSSÃO DO ENSINO HÍBRIDO CRÍTICO-COLABORATIVO. edur [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2025 Dec. 25];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/60604