Capacidade, Dotação, Talento, Habilidades - Uma sondagem de conceituação pelo ideário dos educadores.
Abstract
Embora o escopo deste trabalho seja de origem teórica, consiste em um estudo exploratório que busca situar a conceituação básica na área da Educação Especial para alunos Dotados e Talentosos no Brasil, captando as definições compreendidas por profissionais da educação, pela sondagem de sua opinião sobre que termos e expressões são usados, com que significados, e em que situações. Participaram como sujeitos 80 educadores interessados ou envolvidos na área, e 107 professores da rede pública no interior de São Paulo. Os dados mostram uma base de conceituação confusa, notadamente para os termos oficiais, superdotação e altas-habilidades; indicam também superdotação com a maior carga de rejeição e maior exploração na mídia. Os conceitos alta capacidade, alto desempenho e dotação são corretamente definidos, e Talento reflete a ambigüidade generalizada na literatura, por se referir ao mesmo tempo a capacidade natural e capacidade adquirida.Downloads
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