Capacidade, Dotação, Talento, Habilidades - Uma sondagem de conceituação pelo ideário dos educadores.

Autores

  • Zenita Cunha Guenther Direção Técnica do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET
  • Carina Alexandra Rondini Marretto Faculdade de Ciências e Letras - FCL/CAs

Resumo

Embora o escopo deste trabalho seja de origem teórica, consiste em um estudo exploratório que busca situar a conceituação básica na área da Educação Especial para alunos Dotados e Talentosos no Brasil, captando as definições compreendidas por profissionais da educação, pela sondagem de sua opinião sobre que termos e expressões são usados, com que significados, e em que situações. Participaram como sujeitos 80 educadores interessados ou envolvidos na área, e 107 professores da rede pública no interior de São Paulo. Os dados mostram uma base de conceituação confusa, notadamente para os termos oficiais, superdotação e altas-habilidades; indicam também superdotação com a maior carga de rejeição e maior exploração na mídia. Os conceitos alta capacidade, alto desempenho e dotação são corretamente definidos, e Talento reflete a ambigüidade generalizada na literatura, por se referir ao mesmo tempo a capacidade natural e capacidade adquirida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenita Cunha Guenther, Direção Técnica do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento - CEDET

Zenita Cunha Guenther, Ph. D. Direção Técnica do Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento - Lavras MG

Carina Alexandra Rondini Marretto, Faculdade de Ciências e Letras - FCL/CAs

Professora Assistente Doutora junto ao Departamento de Psicologia Experimental e do Trabalho da Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Guenther, Z. C., & Marretto, C. A. R. (2023). Capacidade, Dotação, Talento, Habilidades - Uma sondagem de conceituação pelo ideário dos educadores. Educação Em Revista, 28(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21002

Edição

Seção

Artigos