Paulo Freire: tempos infantis para a infância

Authors

  • Walter Omar Kohan Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ)

Keywords:

Paulo Freire, infância, meninice, revolução, tempo

Abstract

O texto pensa as contribuições de Paulo Freire sobre a infância. Cientes de que a infância não foi um eixo central das suas preocupações, mostraremos uma contribuição singular do mestre pernambucano justamente num tópico “menor”. Para isso estudamos a leitura que o próprio Paulo Freire oferece da sua infância em Cartas a Cristina, texto autobiográfico em que dialoga publicamente consigo mesmo. Destacaremos a imagem da infância ali presente e complementaremos esse estudo com algumas referências a outras obras (Sobre a importância do ato de ler; Sobre educação: diálogos; Educação Por uma pedagogia da pergunta; À sombra de uma mangueira; Pedagogia da Esperança, Pedagogia da Indignação) onde o educador pernambucano apresenta uma concepção de infância/ meninice que desborda a mais tradicional ideia da infância como etapa cronológica da vida para instaurar uma ideia da infância / meninice como força da vida inclusive, ou sobretudo, no caso de uma revolução

Author Biography

  • Walter Omar Kohan, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ)
    Walter Omar Kohan é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Prociência (UERJ/FAPERJ). Foi Presidente do Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com crianças (ICPIC), vice-coordenador do GT de Filosofia da Educação de ANPED e Coordenador do GT "Filosofar e ensinar a filosofar" da ANPOF. Publicou mais de 50 trabalhos em periódicos especializados e anais de eventos em vários países e publicou ou organizou 50 livros e mais de 70 capítulos de livros. Coordena desde 2007 0 Projeto de Extensão em Escola Pública ("Em Caixas a Filosofia en-caixa?, UERJ/FAPERJ) e Projetos de Pesquisa Interinstitucionales junto a Universidades Nacionais e Internacionais. É orientador de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas áreas de ensino de filosofia, infância e filosofia da educação. Gerado pelo Sistema Interlattes CV-Resumé

Published

2018-10-08

How to Cite

Similar Articles

1-10 of 84

You may also start an advanced similarity search for this article.