Nem sapo, nem príncipe
Keywords:
Sapo, PríncipeAbstract
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a leitura de um mesmo texto produzida por crianças de camadas sociais diferentes. Foram tratadas as relalações entre leitor e texto e entre texto-outros textos. Denlre as varias formas de abordar o tema leitura, buscou-se explicitar em que medida o conhecimento de mundo, de modo geral, e o conhecimento de outros textos, de modo especifico, interferem na compreensão da leitura de indivíduos pertencentes a camadas diferentes da sociedade. A pesquisa foi realizada na cidade de Mariana, em Minas Gerais, com crianças que frequentavam a 4° serie do 1° grau. Os dois grupos de informantes foram definidos com base em criterios sócio-econômicos. As obras escolhidas para realizar a investigaçãoo foram Sapomorfose de Cora Rónai, e Tô pedindo trabalho de Terezinha Alvarenga. Verificou-se que a leitura é produzida diferentemente por grupos sociais diferentes e que as diferenças se explicam porque os processos interacionais são diferentes. É devido as especificidades das diferentes interações que os di ferentes significados se constroem. A partir dos resultados obtidos, foram apontadas sugestoes para o trabalho com a leitura na escola.
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