O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares
Keywords:
Ensino, LeituraAbstract
Este artigo tem por objeto o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possiblidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1° grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma mobilidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e consequentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.