O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares

Autores/as

  • Antonio Augusto Gomes Batista

Palabras clave:

Ensino, Leitura

Resumen

Este artigo tem por objeto o estudo do acontecimento do ensino da leitura, em suas relações com as condições de possiblidade em que esse ensino se dá. Para isso, analisa-se a prática de estudo de textos que se realiza no ensino de Português, no segundo segmento do 1° grau. Tal análise permite concluir, por um lado, que as condições de possibilidade no ensino da leitura na escola permitem não a emergência do ensino da leitura, mas a emergência do ensino de uma mobilidade de leitura e de outros objetos, e, por outro lado e consequentemente, que a transformação do ensino da leitura é função não apenas de uma transformação no modo de conceber a leitura, mas ainda de uma transformação de suas condições de possibilidade.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

O ensino da leitura e suas condições de possibilidade escolares. (2023). Educação Em Revista , 8(15). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44682

Artículos similares

1-10 de 213

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.