DANCES, PERFORMANCES AND (NEW) “EPIDEMICS”

WHAT DOES SCHOOL HAVE TO DO WITH THIS?

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.51797

Keywords:

performativity, curriculum, school

Abstract

The controversy surrounding Batcu that occurred during the event Em Prosa Brasil - 1st Mobilization Meeting for Health Promotion in Brazil invites us to (re)think some aspects surrounding performances and performativity. Which bodies can perform? Where can they perform? Is there a definition of an appropriate territoriality for such performances? Shifting the debate to the field of education, how does such a movement enable us to also (re)think the school space, this being not a territory, but a location? The article aims to problematize the devices that make certain performances intelligible to the detriment of others, creating entanglements with identity policies that, on the one hand, advance their agendas, but which, on the other, are perceived, once again, to be reserved to certain spaces , especially when hidden within “four walls”, continuing biopolitical structures of exploitation. We are also interested in thinking about the location of such performances, diffracting with “sudaka” bodies that increasingly leak through fissures, occupy spaces, including the school, and require us to make attempts, and always attempts, to escape the normative captures.

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Author Biography

  • William Roslindo Paranhos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento (aprovado com Louvor) pelo PPGEGC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com dissertação premiada no KMBrasil 2021, promovido pela Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Atualmente é pessoa pesquisadora do Grupo Afrodite - Laboratório Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sexualidades (UFSC/CNPq) nas seguintes linhas de pesquisa: Corporalidades, gêneros, diversidade sexual e saúde; Gêneros e sexualidades: interseccionalidades e interferências culturais; Educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional e assistência à saúde; e do Grupo de Pesquisa Inovação em Ciência e Tecnologia (Comovi - UFSC/CNPq) nas seguintes linhas: Diversidades, integralidade humana e plenitude; Desenvolvimento do potencial humano; Organizações saudáveis e gestão humana. Especialista em Estudos de Gênero e Diversidade na Escola, também pela UFSC. Cursa o Professional Self Coaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Pessoa professora convidada da disciplina de Tópicos Especiais: Diversidades nas Organizações e suas Práticas de Gestão, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC. Pessoa professora conteudista da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) e da Laureate International Universities, onde também atua como pessoa parecerista e produtora de planos de ensino para pós-graduação. Docente da Unisociesc, atuando como pessoa professora/mentora das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de habilidades socioemocionais - Soft Skills). Especialista de Ensino do SENAI/SC. Pessoa consultora, palestrante e (desin)formadora para organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Atuou em municípios catarinenses com formação continuada para mais de 1000 docentes da rede pública na área de diversidade e sexualidades na escola (ensino infantil ao médio). Possui experiência nas áreas de: integralidade humana, diversidades na escola, educação continuada em gêneros e sexualidades no sistema educacional, diversidades nas organizações, diversidade sexual, interseccionalidades, organizações saudáveis, desenvolvimento do potencial humano, soft skills e formação docente. É pessoa autora de capítulos de livros e artigos em anais de eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Published

2025-12-22

Issue

Section

Artigos

How to Cite

1.
DANCES, PERFORMANCES AND (NEW) “EPIDEMICS”: WHAT DOES SCHOOL HAVE TO DO WITH THIS?. edur [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2025 Dec. 25];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/51797