BUILDING GENERATIONAL BRIDGES: BENEFITS AND CHALLENGES OF INCLUDING ELDERLY PEOPLE IN UNIVERSITY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.57198

Keywords:

Intergenerationality, university practices, elderly persons, Age-Friendly University Global Network

Abstract

As populations age, universities have the opportunity to become inclusive spaces for older adults—whether as students, professionals, or participants in community-based initiatives such as extension projects. This study aimed to systematize academic research on intergenerationality in university environments. The specific objectives were to explore the benefits and challenges of intergenerational relationships within this context and to evaluate whether existing practices align with the ten principles of the Age-Friendly University Global Network. This research was conducted as an integrative literature review. Searches were carried out in the PubMed, Scopus, and VHL databases between September and October 2024. Inclusion criteria required scientific articles featuring participants from the academic community, focusing on intergenerational relationships, their practices, and outcomes, published within the last decade. A total of 15 articles were selected for review. The findings highlighted numerous benefits of intergenerational practices, with most studies identifying ageism as the primary challenge. However, five of the ten principles of the Age-Friendly University Global Network were absent from the intergenerational practices reviewed. The lack of robust intergenerational initiatives within university settings, particularly in environments without extension projects, underscores the urgent need for policies and practices that foster meaningful intergenerational connections.

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Author Biographies

  • ROBERTA BARROS, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Psicologia (PUC Minas-2021), mestra em Educação (UFMG- 2013), especialista em Psicoterapia de Família e de Casal (PUC Minas- 2010) e graduada em Psicologia (PUC Minas -2008). Foi analista de políticas públicas na Prefeitura de Belo Horizonte, professora conteudista e em cursos de graduação e pós graduação, dentre outras experiências profissionais. Atualmente, é professora adjunta I no curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias, além de atender em consultório particular indivíduos, casais e famílias. Desde outubro de 2023, é parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) do Conselho Federal de Psicologia. Principais temas de interesse: Família, Relação Família e Escola, Relações intergeracionais, Avó, Vulnerabilidade Social, Luto.

  • NATÁLIA DE CÁSSIA HORTA , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007/2011). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).Título de Enfermeira Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem (2023). Atualmente é professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando no Curso de Graduação em Medicina. Atua como coordenadora e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem). Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Gerontologia da PUC Minas desde 2014. Sócia-fundadora da OSC Cuidadosa. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo estudos acerca dos seguintes temas: saúde coletiva, promoção da saúde, educação em saúde, trabalho em saúde, cuidados continuados em saúde, atenção domiciliar, envelhecimento, intergeracionalidade, enfermagem e instituições de longa permanência para idosos.

  • Lídia di Bella, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Lídia Di Bella Castro Rabelo é acadêmica do 8 período de graduação em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), campus Contagem, atua como diretora da Liga Acadêmica de Saúde Mental e da Liga de Urgência e Emergência. Ademais, já foi representante de turma; ligante da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos e da Liga Acadêmica de Saúde Mental; extensionista voluntária do projeto de Extensão PUC Menina Mulher; monitora da disciplina de Introdução ao Raciocínio Clínico e Epidemiológico I: Gestação e Nascimento e de Biologia Celular I e II. Além disso, graduou-se em Direito pela UFMG e realizou estágio na Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; Advocacia Geral da União; Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e no Ministério Público Federal de Minas Gerais. Desempenhou atividades como pesquisadora no grupo de pesquisa: "A regulação penal dos corpos" da Faculdade de Direito da UFMG; como monitora de Direito Civil V - Direitos Reais da Faculdade de Direito da UFMG; e como monitora de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da UFMG.

  • Maria Teresinha DE OLIVEIRA FERNANDES, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Especialista em Administração da Assistência de Enfermagem, em Saúde da Família, em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, em Metodologias Ativas como Práticas Inovadoras na Educação. Mestre (2007) e Doutora (2013) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem/UFMG. Titulada como Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem (2015). Docente contratada para a Pós-Graduação em Gerontologia pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Docente de EAD. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano da Escola de Enfermagem/UFMG (NEPCDH). Atua como pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem). Colaboradora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem/Seção Minas Gerais e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Aposentou-se no serviço público onde atuou como enfermeira sanitarista (1995-2002), enfermeira na Estratégia da Saúde da Família (2002-2012), coordenou Programa de Educação Permanente para Médicos (2010-2015) e o Programa de Educação Permanente da Diretoria Regional de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG/Brasil (2012-2022). Atuação na área de Enfermagem com ênfase em: Saúde da Família, Atenção Primária, saúde do adulto e idoso, gerontologia, educação permanente, docência com experiência em ensino à distância e como facilitadora em metodologias ativas.

  • MARINA CELLY MARTINS RIBEIRO DE SOUZA, The College of New Jersey

    Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2004), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2008) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2014). Atualmente é Associate Professor - The College of New Jersey. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde do Idoso, Prevenção, Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde.

  • ISABELA RODRIGUES DOS ANJOS SILVA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    2021 Graduação em andamento em Enfermagem.
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Published

2025-12-22

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Artigos

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1.
BUILDING GENERATIONAL BRIDGES: BENEFITS AND CHALLENGES OF INCLUDING ELDERLY PEOPLE IN UNIVERSITY. edur [Internet]. 2025 Dec. 22 [cited 2025 Dec. 25];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/57198