CONSTRUINDO PONTES GERACIONAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS NA UNIVERSIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.57198

Palavras-chave:

Intergeracionalidade, práticas universitárias, idoso, Rede Global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa

Resumo

O envelhecimento da população aponta para a necessidade de as universidades se tornarem espaços de ampla inclusão para as pessoas idosas, seja como estudante, profissional ou participante de projetos, como os de extensão. Diante desse contexto, o presente estudo teve como objetivo geral sistematizar a produção acadêmica acerca da intergeracionalidade no ambiente universitário. Os objetivos específicos foram: explorar os benefícios e desafios das relações intergeracionais nesse contexto, além de investigar se as práticas adotadas vão ao encontro dos 10 princípios da Rede Global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa (Age-Friendly University Global Network). Este estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa da literatura, que utilizou o PubMed, o Scopus e a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) como bases de dados, em uma busca conduzida entre setembro e outubro de 2024. Forma utilizados os seguintes critérios de inclusão: artigos científicos com participantes da comunidade acadêmica, que apresentassem relações e práticas intergeracionais e seus efeitos, publicados nos últimos 10 anos. Ao final da busca, foram selecionados 15 artigos. Todas as publicações analisadas elencaram diversos benefícios da intergeracionalidade, sendo que a maioria identificou o idadismo como o principal desafio dessa relação. Dos 10 princípios propostos pela Rede Global de Universidades Amigas da Pessoa Idosa, cinco não foram identificados nas práticas intergeracionais analisadas. A escassez de práticas intergeracionais no contexto universitário, especialmente para além da modalidade de projetos de extensão, apontam para a urgência de iniciativas que incentivem essas ações.

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Biografia do Autor

  • Dra. Roberta Andrade e Barros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Doutora em Psicologia (PUC Minas-2021), mestra em Educação (UFMG- 2013), especialista em Psicoterapia de Família e de Casal (PUC Minas- 2010) e graduada em Psicologia (PUC Minas -2008). Foi analista de políticas públicas na Prefeitura de Belo Horizonte, professora conteudista e em cursos de graduação e pós graduação, dentre outras experiências profissionais. Atualmente, é professora adjunta I no curso de graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerias, além de atender em consultório particular indivíduos, casais e famílias. Desde outubro de 2023, é parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Práticas Psicológicas Aluízio Lopes de Brito (SAPP) do Conselho Federal de Psicologia. Principais temas de interesse: Família, Relação Família e Escola, Relações intergeracionais, Avó, Vulnerabilidade Social, Luto.

  • Dra NATALIA DE CÁSSIA HORTA , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007/2011). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004).Título de Enfermeira Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem (2023). Atualmente é professora Adjunta IV da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, lecionando no Curso de Graduação em Medicina. Atua como coordenadora e pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem). Coordenadora do Curso de Pós Graduação em Gerontologia da PUC Minas desde 2014. Sócia-fundadora da OSC Cuidadosa. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, desenvolvendo estudos acerca dos seguintes temas: saúde coletiva, promoção da saúde, educação em saúde, trabalho em saúde, cuidados continuados em saúde, atenção domiciliar, envelhecimento, intergeracionalidade, enfermagem e instituições de longa permanência para idosos.

  • Lídia Di Bella Castro Rabelo, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Lídia Di Bella Castro Rabelo é acadêmica do 8 período de graduação em Medicina na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), campus Contagem, atua como diretora da Liga Acadêmica de Saúde Mental e da Liga de Urgência e Emergência. Ademais, já foi representante de turma; ligante da Liga Acadêmica Interdisciplinar de Cuidados Paliativos e da Liga Acadêmica de Saúde Mental; extensionista voluntária do projeto de Extensão PUC Menina Mulher; monitora da disciplina de Introdução ao Raciocínio Clínico e Epidemiológico I: Gestação e Nascimento e de Biologia Celular I e II. Além disso, graduou-se em Direito pela UFMG e realizou estágio na Advocacia Geral do Estado de Minas Gerais; Prefeitura Municipal de Belo Horizonte; Advocacia Geral da União; Tribunal de Justiça de Minas Gerais; e no Ministério Público Federal de Minas Gerais. Desempenhou atividades como pesquisadora no grupo de pesquisa: "A regulação penal dos corpos" da Faculdade de Direito da UFMG; como monitora de Direito Civil V - Direitos Reais da Faculdade de Direito da UFMG; e como monitora de Direito Internacional Privado da Faculdade de Direito da UFMG.

  • Dra. MARIA TERESINHA DE OLIVEIRA FERNANDES, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

    Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (1991). Especialista em Administração da Assistência de Enfermagem, em Saúde da Família, em Educação na Saúde para Preceptores do SUS, em Metodologias Ativas como Práticas Inovadoras na Educação. Mestre (2007) e Doutora (2013) em Enfermagem pela Escola de Enfermagem/UFMG. Titulada como Especialista em Enfermagem Gerontológica pela Associação Brasileira de Enfermagem (2015). Docente contratada para a Pós-Graduação em Gerontologia pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Docente de EAD. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cuidado e Desenvolvimento Humano da Escola de Enfermagem/UFMG (NEPCDH). Atua como pesquisadora do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa PHASE/PUC MINAS (Processos Heurísticos e Assistenciais em Saúde e em Enfermagem). Colaboradora do Departamento Científico de Enfermagem Gerontológica da Associação Brasileira de Enfermagem/Seção Minas Gerais e do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Secretaria Municipal de Saúde/Prefeitura Municipal de Saúde de Belo Horizonte. Aposentou-se no serviço público onde atuou como enfermeira sanitarista (1995-2002), enfermeira na Estratégia da Saúde da Família (2002-2012), coordenou Programa de Educação Permanente para Médicos (2010-2015) e o Programa de Educação Permanente da Diretoria Regional de Saúde/Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte/MG/Brasil (2012-2022). Atuação na área de Enfermagem com ênfase em: Saúde da Família, Atenção Primária, saúde do adulto e idoso, gerontologia, educação permanente, docência com experiência em ensino à distância e como facilitadora em metodologias ativas.

  • Dra. MARINA CELLY MARTINS RIBEIRO DE SOUZA, The College of New Jersey

    Possui graduação em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2004), mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2008) e doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG (2014). Atualmente é Associate Professor - The College of New Jersey. Tem experiência na área de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde Coletiva, Saúde do Idoso, Prevenção, Saúde da Família e Atenção Primária à Saúde.

  • ISABELA RODRIGUES DOS ANJOS SILVA, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    2021 Graduação em andamento em Enfermagem.
    Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.

Publicado

22-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
CONSTRUINDO PONTES GERACIONAIS: BENEFÍCIOS E DESAFIOS DA INCLUSÃO DE PESSOAS IDOSAS NA UNIVERSIDADE. edur [Internet]. 22º de dezembro de 2025 [citado 24º de dezembro de 2025];41(41). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/57198