ESCOLA E SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO COM CRIANÇAS CATADORAS

Authors

  • Gelsa Knijnik

Keywords:

educação, educação matemática

Abstract

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os significados atribuídos à catação de resíduos sólidos recicláveis por um grupo de alunos de uma escola municipal de São Leopoldo, que tinham sua existência vinculada a essa atividade. O material de pesquisa foi composto por entrevistas, feitas com oito crianças, desencadeadas por seus desenhos e registros em diário de campo. O estudo tem como referencial teórico o pensamento de Michel Foucault, as ideias do “Segundo” Wittgenstein e a obra de Zygmunt Bauman. A análise possibilitou inferir que aquelas crianças: a) participavam da catação, sobretudo, porque desejavam consumir, estando integrados à sociedade de consumo via uma “inclusão diferenciada”; e b) praticavam jogos de linguagem matemáticos que possuíam especificidades, mesmo que guardassem semelhanças de família com aqueles que constituem a matemática escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Gelsa Knijnik

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS Área de trabalho: Educação Matemática

Published

2023-05-29

How to Cite

Knijnik, G. (2023). ESCOLA E SOCIEDADE DE CONSUMIDORES: UM ESTUDO COM CRIANÇAS CATADORAS. Educação Em Revista, 28(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21042

Issue

Section

Artigos