A ATUAÇÃO DAS “INSTITUIÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA” SOBRE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA MINEIRA NA DÉCADA DE 1920

Authors

  • Paula David Guimarães Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

Instituições Auxiliares da Escola, Educação, Infância

Abstract

O presente trabalho tem por objetivo identificar e analisar as “Instituições Auxiliares da Escola” e suas atuações sobre a educação da infância mineira na década de 1920. Para isso, foram consultadas a Revista do Ensino de Minas Gerais e a Legislação Mineira do período. Para a análise dos dados foram utilizadas as chamadas “ferramentas foucaultianas”, sobretudo aquelas que nos ajudam a compreendem as relações de poder, a produção de saber e de verdade no interior dos discursos. Os resultados apontam a atuação de variadas instituições auxiliares da escola no Estado mineiro, entre elas as “Associações das Mães de Família”, as “Caixas Escolares”, as “Ligas de Bondade”, os “Pelotões de Saúde” e os “Grupos de Escoteiros”; apontam, ainda, que tais instituições tinham como compromisso auxiliar a escola na educação “mais ampla” da infância, oferecendo a ela ensinamentos morais, de higiene e saúde.

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Author Biography

Paula David Guimarães, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Integrante do Centro de Estudos e Pesquisa em História da Educação

Published

2023-05-29

How to Cite

Guimarães, P. D. (2023). A ATUAÇÃO DAS “INSTITUIÇÕES AUXILIARES DA ESCOLA” SOBRE EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA MINEIRA NA DÉCADA DE 1920. Educação Em Revista, 29(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21089

Issue

Section

Artigos