Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
Keywords:
Formação de professores, profissionalização do magistério, universitarização, formadores de professoresAbstract
O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje internacionalmente caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos IUFM, ocupam na formação para o magistério que, naquele país, fora recentemente elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfretados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão sócio-profissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à anti-universitarização.Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.