Pelos caminhos da universitarização: Reflexões a partir da masterização dos IUFM franceses
Palabras clave:
Formação de professores, profissionalização do magistério, universitarização, formadores de professoresResumen
O artigo problematiza as vinculações comumente estabelecidas entre a universitarização da formação docente e o movimento de profissionalização e, portanto, de valorização do magistério. O tema é discutido a partir dos resultados de uma pesquisa sobre o lugar que os professores da Educação Básica assumem no campo da formação docente, hoje internacionalmente caracterizado pela universitarização do magistério. Tomando o contexto francês como referência, a investigação focalizou o espaço que os professores formadores, tradicionalmente atuantes nos estágios curriculares docentes e no interior dos IUFM, ocupam na formação para o magistério que, naquele país, fora recentemente elevada ao nível mestrado e incorporada à estrutura universitária. Os desafios então enfretados por esses formadores sugerem que a universitarização, sob certas condições, pode fragilizar significativamente a dimensão sócio-profissional da formação inicial docente, comprometendo a legitimidade dessa modalidade de formação no campo educativo e produzindo um cenário paradoxalmente próximo à anti-universitarização.Descargas
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