HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL

Authors

  • Alexandre Marinho Pimenta Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Educação
  • Carlos Lopes Universidade de Brasília - UnB

Keywords:

Habitus Professoral, Educação a Distância, Diferenças, Virtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Abstract

RESUMO: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se ambiguidade do habitus, que envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada em meio a consentimentos implícitos, e o peso de fatores objetivos nesta ambiguidade, evidente nas limitações estruturais do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise um novo modelo de EaD nacional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Alexandre Marinho Pimenta, Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Educação

Graduado em Pedagogia pela Faculdade de Educação/Universidade de Brasília (UnB);  Atua na área de educação. 

Carlos Lopes, Universidade de Brasília - UnB

Doutor em Sociologia (PUC-SP); Prof. do Departamento Teoria e Fundamentos - FE/UnB na área da Sociologia da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação com pesquisas em Educação, Tecnologia e Comunicação. E-mail:carloslopes@unb.br    

Published

2023-05-29

How to Cite

Pimenta, A. M., & Lopes, C. (2023). HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL. Educação Em Revista, 30(3). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21144

Issue

Section

Artigos