HABITUS PROFESSORAL NA SALA DE AULA VIRTUAL
Palabras clave:
Habitus Professoral, Educação a Distância, Diferenças, Virtual. Universidade Aberta do Brasil (UAB).Resumen
RESUMO: Entendendo que a indiferença na ação pedagógica contribui para a reprodução das desigualdades no sistema de ensino, o presente artigo busca captar, a partir de entrevistas semiestruturadas, traços do habitus de professores supervisores de disciplinas do curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância na Universidade de Brasília - UnB no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. As orientações metodológicas de Bourdieu (2007) foram um dos elementos orientadores na análise das entrevistas, considerando ainda o uso heurístico do conceito de habitus. Conclui-se ambiguidade do habitus, que envolve esforços voluntários em busca de uma ação pedagógica diferenciada em meio a consentimentos implícitos, e o peso de fatores objetivos nesta ambiguidade, evidente nas limitações estruturais do modelo de EaD no âmbito da UAB. Ao fim, os dados analisados permitem fornecer elementos para reorientação político-pedagógica que vise um novo modelo de EaD nacional.
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