ENSINO DE DIDÁTICA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES

Authors

  • Giseli Barreto da Cruz UFRJ
  • Marli Eliza Dalmazo Afonso de André Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Keywords:

Didática, Currículo e Formação de Professores, Ensino de Didática, Professor formador

Abstract

O texto analisa concepções e práticas de professores de Didática de três Universidades, tendo por base a concepção de Didática fundamental e sua incorporação pelos programas de formação de professores. Foram realizados quatro grupos de discussão, 40 entrevistas e 30 horas de observação de aulas. Buscou-se conhecer quem é esse professor que ensina Didática, captar suas concepções sobre Didática e identificar suas práticas em sala de aula para compreender como as concepções e práticas defendidas fundamentam o aprendizado da docência. O quadro teórico da pesquisa foi elaborado com base em Roldão (2007), Gauthier (2006), Cochran-Smith & Lytle (1999), André et al (2010) e Zeichner (2009). Os resultados revelaram a tendência de ensinar Didática a partir do tratamento de temas necessários à formação de professores, sem, no entanto, se manifestar a preocupação com a afirmação da Didática fundamental, caracterizada pela multidimensionalidade do processo de ensinar e aprender.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Giseli Barreto da Cruz, UFRJ

Doutora em Educação pela PUC-Rio Professora Adjunta do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRj

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorado em Psicologia da Educação - University of Illinois (1978). Professora Titular aposentada na Faculdade de Educação da USP, atualmente é professora do programa de estudos pós-graduados em educação: psicologia da educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores.

Published

2023-05-29

How to Cite

Cruz, G. B. da, & André, M. E. D. A. de. (2023). ENSINO DE DIDÁTICA: UM ESTUDO SOBRE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES FORMADORES. Educação Em Revista, 30(4). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21156

Issue

Section

Artigos