Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”

Authors

  • RUTH BERNARDES SANT'ANA Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Keywords:

cultura, alunos, pré-escola, ensino fundamental

Abstract

O objetivo deste artigo é proceder a um estudo da cultura dos alunos, com ênfase na pré-escola e nos primeiros anos do Ensino Fundamental (“escola primária”).  As escassas teorizações sobre o assunto mostram limitações na medida em que recaem sobre os alunos das últimas séries do Ensino Fundamental ou sobre o Ensino Médio, ou seja, sobre os adolescentes como grupo etário. A partir de dados de pesquisa de campo e de estudos teóricos, identificamos que a cultura dos alunos é uma cultura intra-escolar, que se concretiza na intersecção entre a cultura infantil e a cultura escolar, com diferentes níveis de proximidade e distanciamento entre elas. Ela envolve comportamentos estratégicos infantis de oposição e de resistência às tarefas e ao poder docente.  Quando a escola recusa o acolhimento da cultura infantil, esta se produz nos interstícios das atividades escolares, por vezes de maneira conflituosa. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

RUTH BERNARDES SANT'ANA, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

RUTH BERNARDES DE SANT’ANA é doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora do Programa do Mestrado em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). E-mail: ruthbs.ufsj@gmail.com 

Published

2023-05-29

How to Cite

SANT’ANA, R. B. (2023). Cultura dos alunos na pré-escola e na “escola primaria”. Educação Em Revista, 31(2). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21183

Issue

Section

Artigos