Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?
Keywords:
Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação IntegralAbstract
Resumo: No Brasil a educação das crianças de 0 a 6 anos vem sendo efetivada desde o final do século XIX com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça; de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.
Palavras – chave: Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.