Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?

Autores/as

  • Ana Cristina Coll Delgado Faculdade de Educação- UFPEL

Palabras clave:

Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral

Resumen

Resumo: No Brasil a educação das crianças de 0 a 6 anos vem sendo efetivada desde o final do século XIX com a presença de distintas instituições marcadas por um projeto educativo diferenciado pelo tempo de permanência. A interrogação que propomos refletir é se a presença na Educação Infantil de turnos prolongados pode ser entendida como Tempo Integral ou como Educação Integral. A análise da intencionalidade de promover no cotidiano da Educação Infantil a articulação entre as áreas da educação, da saúde, da cultura e da justiça; de proporcionar a integralidade do projeto pedagógico e a integralidade das relações da escola no tempo e nos espaços nos leva compreender que uma Educação Integral somente se efetiva numa perspectiva de experiência educativa como encontro intersubjetivo implicado com o mundo comum.  

Palavras – chave: Turno Integral – Educação infantil – Creche – Pré-Escola – Educação Integral

 

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Biografía del autor/a

Ana Cristina Coll Delgado, Faculdade de Educação- UFPEL

Faculdade de Educação, Departamento de Ensino, UFPEL

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Coll Delgado, A. C. (2023). Educação Infantil: Tempo Integral ou Educação Integral?. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21224

Número

Sección

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

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