O encontro da arte com a educação: o papel do saber psicológico
Keywords:
arte, educação, Psicologia, Pedagogização da Arte.Abstract
Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que problematiza o encontro da arte com a educação, no Brasil, nas últimas duas décadas. Realizou-se uma cartografia crítica por meio de um arquivo de artigos de revistas acadêmicas, que pautam de modo prático ou teórico essa relação entre arte e psicologia. Buscou-se apreender as estratégias pelas quais se efetivam as práticas de pedagogização da arte e como a discursividade psicológica participa de sua constituição. Notou-se que a partir do encontro da arte com algumas formas da psicologia, promove-se um dispositivo que assume os valores éticos e estéticos do indivíduo como um processo ativo de se constituir como sujeito via uma estimulação.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.