Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula

Authors

  • Sheila Alves Almeida Universidade Federal de Ouro Preto

Keywords:

divulgação científica

Abstract

Este trabalho trata dos modos de uso e apropriação da revista Ciência Hoje das Crianças em uma turma de séries iniciais do Ensino Fundamental. A perspectiva teórico-metodológica de análise inspira-se nas concepções de Bakhtin e Vygotsky acerca da interação verbal e na “memória pedagógica” sobre os acontecimentos de sala de aula. As análises apontam que o uso da revista Ciência Hoje das Crianças em sala de aula faz circular a linguagem de divulgação científica. Ressalta-se, a importância da revista nas aulas de Ciências dado o nível de envolvimento das crianças e da professora, a aprendizagem de conteúdos de ciências e a qualidade da participação de todos durante a experiência pedagógica com o periódico. Entretanto, essa postura não é construída espontaneamente e está relacionada, entre outras coisas, ao acesso à revista na sala de aula e à forma como as atividades de ensino foram conduzidas pela professora.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Sheila Alves Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Pedagogia - Universidade Federal de Minas Gerais -UFMG (2001) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2005) e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP. Atua principalmente nos seguintes temas: ciências nas séries iniciais, divulgação científica para crianças, divulgação científica, formação de professores,ensino de Biologia, interações discursivas e modelos didáticos. Atualmente é Professora Adjunta I, do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto.

Published

2023-05-30

How to Cite

Almeida, S. A. (2023). Cenas de leitura da Ciência Hoje das Crianças: modos de uso e apropriação da revista em sala de aula. Educação Em Revista, 34. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21277

Similar Articles

<< < 1 2 

You may also start an advanced similarity search for this article.