A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS
Keywords:
identidade profissional, formação de professores de matemática, mundos figurados, espaço de construção da autoria, análise narrativaAbstract
Na atualidade, os Mestrados Profissionais constituem uma importante possibilidade formativa para os professores. Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa em andamento focalizada nestes espaços formativos que visa estudar como os Mestrados Profissionais podem contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores. Adoptando uma perspectiva sociocultural, utilizamos as noções de mundo figurado e de espaço de construção de autoria como ferramentas teóricas para analisar um mestrado profissional particular e desenvolver um estudo de caso interpretativo de um professor de matemática, André, egresso deste mestrado. Nossos resultados revelam que o mestrado profissional estudado é um mundo figurado preocupado em desenvolver aprendizagens docentes centrados na matemática acadêmica. O caso de André mostra a algumas das dificuldades vivenciadas pelo professor quando tenta produzir compreensões sobre ele mesmo como professor de matemática que articulem os discursos e vozes vindas do mestrado com aquelas provenientes da sua prática profissional na escola.Downloads
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