A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS
Palavras-chave:
identidade profissional, formação de professores de matemática, mundos figurados, espaço de construção da autoria, análise narrativaResumo
Na atualidade, os Mestrados Profissionais constituem uma importante possibilidade formativa para os professores. Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa em andamento focalizada nestes espaços formativos que visa estudar como os Mestrados Profissionais podem contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores. Adoptando uma perspectiva sociocultural, utilizamos as noções de mundo figurado e de espaço de construção de autoria como ferramentas teóricas para analisar um mestrado profissional particular e desenvolver um estudo de caso interpretativo de um professor de matemática, André, egresso deste mestrado. Nossos resultados revelam que o mestrado profissional estudado é um mundo figurado preocupado em desenvolver aprendizagens docentes centrados na matemática acadêmica. O caso de André mostra a algumas das dificuldades vivenciadas pelo professor quando tenta produzir compreensões sobre ele mesmo como professor de matemática que articulem os discursos e vozes vindas do mestrado com aquelas provenientes da sua prática profissional na escola.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.