A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS

Autores

  • Ana Leticia Losano Universidade Estadual de Campinas -Faculdade de Educação – Departamento de Práticas Culturais – Grupo Prática Pedagógica em Matemática http://orcid.org/0000-0002-6120-4926
  • Dario Fiorentini Universidade Estadual de Campinas -Faculdade de Educação – Departamento de Práticas Culturais – Grupo Prática Pedagógica em Matemática http://orcid.org/0000-0001-5536-0781

Palavras-chave:

identidade profissional, formação de professores de matemática, mundos figurados, espaço de construção da autoria, análise narrativa

Resumo

Na atualidade, os Mestrados Profissionais constituem uma importante possibilidade formativa para os professores. Este trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa em andamento focalizada nestes espaços formativos que visa estudar como os Mestrados Profissionais podem contribuir para o desenvolvimento da identidade profissional dos professores. Adoptando uma perspectiva sociocultural, utilizamos as noções de mundo figurado e de espaço de construção de autoria como ferramentas teóricas para analisar um mestrado profissional particular e desenvolver um estudo de caso interpretativo de um professor de matemática, André, egresso deste mestrado. Nossos resultados revelam que o mestrado profissional estudado é um mundo figurado preocupado em desenvolver aprendizagens docentes centrados na matemática acadêmica. O caso de André mostra a algumas das dificuldades vivenciadas pelo professor quando tenta produzir compreensões sobre ele mesmo como professor de matemática que articulem os discursos e vozes vindas do mestrado com aquelas provenientes da sua prática profissional na escola.

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Biografia do Autor

  • Ana Leticia Losano, Universidade Estadual de Campinas -Faculdade de Educação – Departamento de Práticas Culturais – Grupo Prática Pedagógica em Matemática
    Pós-doutoranda da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas com financiamento pela FAPESP (Processo 2016/12877-2)
  • Dario Fiorentini, Universidade Estadual de Campinas -Faculdade de Educação – Departamento de Práticas Culturais – Grupo Prática Pedagógica em Matemática
    Professor Doutor da Faculdade de Educação da Unicamp, pesquisador PQ do CNPq (nível 1D).

Publicado

30-05-2023

Como Citar

1.
A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO CONTEXTO DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS. edur [Internet]. 30º de maio de 2023 [citado 23º de junho de 2025];34. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21309

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