Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira

Autores

  • Dario Fiorentini
  • Adair Mendes Nacarato
  • Ana Cristina Ferreira
  • Celi Spasandin Lopes
  • Maria Teresa M. Freitas
  • Rosana G.S. Miskulin

Palavras-chave:

Educação

Resumo

Este artigo apresenta um balanço da pesquisa brasileira em 112 teses e dissertações produzidas no período 1978-2002, cujo objeto de estudo é a formação ou o desenvolvimento profissional do professor. Distribuindo os trabalhos em três focos temáticos - formação inicial, formação continuada e outros, o texto descreve e analisa essa produção detalhando-a em vários subfocos. Produz ainda um balanço síntese das dissertações e teses, no qual aponta uma mudança paradigmática de concepções e métodos associados à temática a partir da década de 90, e indica temas e perspectivas aos quais fazem falta investimento e aprofundamento da investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Fiorentini, D., Nacarato, A. M., Ferreira, A. C., Lopes, C. S., Freitas, M. T. M., & Miskulin, R. G. (2023). Formação de professores que ensinam matemática: um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação Em Revista, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44956

Edição

Seção

Dossiê: pesquisa em educação matemática no Brasil

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.