Paulo Freire: tempos infantis para a infância
Keywords:
Paulo Freire, infância, meninice, revolução, tempoAbstract
O texto pensa as contribuições de Paulo Freire sobre a infância. Cientes de que a infância não foi um eixo central das suas preocupações, mostraremos uma contribuição singular do mestre pernambucano justamente num tópico “menor”. Para isso estudamos a leitura que o próprio Paulo Freire oferece da sua infância em Cartas a Cristina, texto autobiográfico em que dialoga publicamente consigo mesmo. Destacaremos a imagem da infância ali presente e complementaremos esse estudo com algumas referências a outras obras (Sobre a importância do ato de ler; Sobre educação: diálogos; Educação Por uma pedagogia da pergunta; À sombra de uma mangueira; Pedagogia da Esperança, Pedagogia da Indignação) onde o educador pernambucano apresenta uma concepção de infância/ meninice que desborda a mais tradicional ideia da infância como etapa cronológica da vida para instaurar uma ideia da infância / meninice como força da vida inclusive, ou sobretudo, no caso de uma revoluçãoDownloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.