A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA INVENTADA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PALAVRAS COM ESTRUTURA SILÁBICA CVC E CV NASAL

Authors

Keywords:

mediação pedagógica, escrita inventada, alfabetização de crianças

Abstract

Neste artigo, analisamos os efeitos da mediação pedagógica do adulto na escrita inventada de palavras compostas por sílabas com estrutura consoante-vogal-consoante (CVC) e consoante-vogal nasal (CV nasal), realizada por crianças de 6 anos de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que, segundo Spinillo e Lautert (2009), visa a um engajamento do pesquisador com a realidade educacional, oferecendo evidências para a construção de modelos teóricos e para a transformação da prática. Foi desenvolvido um Programa de Escrita Inventada (Alves Martins, 2017), com a realização de 10 sessões com grupos de quatro crianças. O estudo revelou um avanço das crianças na escrita de palavras com as estruturas silábicas investigadas. Ademais, foi possível identificar não só as estratégias de mediação (scaffolding) nomeadas em sete categorias principais (Gestão, Instrução, Indagação, Sinalização, Elaboração, Reelaboração e Avaliação), bem como o predomínio de algumas delas nas sessões (Indagação, Gestão, Sinalização e Elaboração), demonstrando sua importância para o processo de aprendizagem da língua escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valéria Barbosa Resende, Faculdade de Educação- Universidade Federal de Minas Gerais.

Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino

Área: Educação e Linguagem

Graduação em Pedagogia

Published

2021-07-26

How to Cite

Resende, V. B. (2021). A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA INVENTADA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PALAVRAS COM ESTRUTURA SILÁBICA CVC E CV NASAL. Educação Em Revista, 36(1). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21431

Issue

Section

ESCOLA DE TEMPO E DE FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO CAMPO DAS POLÍTICAS AFIRMATIVAS DE DIREITOS

Most read articles by the same author(s)