A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA ESCRITA INVENTADA DE CRIANÇAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: PALAVRAS COM ESTRUTURA SILÁBICA CVC E CV NASAL
Keywords:
mediação pedagógica, escrita inventada, alfabetização de criançasAbstract
Neste artigo, analisamos os efeitos da mediação pedagógica do adulto na escrita inventada de palavras compostas por sílabas com estrutura consoante-vogal-consoante (CVC) e consoante-vogal nasal (CV nasal), realizada por crianças de 6 anos de uma escola pública. Trata-se de uma pesquisa de intervenção que, segundo Spinillo e Lautert (2009), visa a um engajamento do pesquisador com a realidade educacional, oferecendo evidências para a construção de modelos teóricos e para a transformação da prática. Foi desenvolvido um Programa de Escrita Inventada (Alves Martins, 2017), com a realização de 10 sessões com grupos de quatro crianças. O estudo revelou um avanço das crianças na escrita de palavras com as estruturas silábicas investigadas. Ademais, foi possível identificar não só as estratégias de mediação (scaffolding) nomeadas em sete categorias principais (Gestão, Instrução, Indagação, Sinalização, Elaboração, Reelaboração e Avaliação), bem como o predomínio de algumas delas nas sessões (Indagação, Gestão, Sinalização e Elaboração), demonstrando sua importância para o processo de aprendizagem da língua escrita.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2020 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.