CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE

Autores

  • MÍRIA SANTANNA DOS SANTOS Universidade Federal do Rio Grande do Sul,. Porto Alegre, RS, Brazil
  • MARCELO AUGUSTO RAUH SCHMITT Federal Institut of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, IFRS.
  • ANDRÉ PERES Federal Institut of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul, IFRS.
  • ELISEO BERNI REATEGUI Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil

Palavras-chave:

jogo educativo, motivação, arte-educação, pesquisa experimental

Resumo

Os jogos podem contribuir com o processo de aprendizagem em diferentes áreas do
conhecimento. Este artigo descreve o desenvolvimento e utilização de um jogo de tabuleiro que aborda
conteúdos sobre História da Arte, em um estudo quasi-experimental com alunos do primeiro ano do
Ensino Médio de duas escolas da rede pública de ensino. O desempenho dos estudantes foi avaliado
antes e após a intervenção, bem como sua motivação após a utilização do jogo. Foram coletados dados
por meio de observação, gravação de áudio, registro de imagens e realização de entrevista com os
professores participantes. Nos testes escritos os alunos que utilizaram o jogo tiveram desempenho
equivalente ao do grupo controle, evidenciando níveis satisfatórios de motivação e bom nível de
aceitação do jogo. O artigo discute tais resultados, trazendo para o debate não apenas o emprego dos
jogos em contextos educacionais, mas também a maneira como são introduzidos em sala de aula.
Embora o jogo de tabuleiro desenvolvido nesta pesquisa foque em conteúdos específicos sobre arte da
cidade de Porto Alegre, o modelo de jogo pode ser personalizado por professores e estudantes e
podem ser feitas versões adaptadas para outros conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

SANTANNA DOS SANTOS, M. ., RAUH SCHMITT, M. A. ., PERES, A. P., & BERNI REATEGUI , E. . (2020). CONQUISTE A OBRA: UM JOGO DE TABULEIRO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA DA ARTE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/38079

Edição

Seção

Artigos