MIDDLE-CLASS FAMILIES IN PUBLIC SCHOOLS

FROM CHOICE TO PARTICIPATION STRATEGIES

Authors

  • Maria Alice Nogueira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tânia de Freitas Resende Universidade Federal de Minas Gerais
  • Priscila de Oliveira Coutinho Universidade Federal de Minas Gerais

Keywords:

middle class, public school, family educational strategies

Abstract

This article focuses on an atypical reality in Brazil, little explored in the educational debate: the experience of middle-class families with children in public schools. It is grounded on the sociology of family-school relationship, more especifically, in the studies about middle-classes schooling. We collected the empirical data at a public municipal school in the city of Belo Horizonte, Brazil, which, due to its reputation, attracts a significant number of middle-class families. We developed participant observations of the meetings held by the Family Commission, created by a group of mothers, and conducted interviews with some of them.  Reinforcing international and national studies on the theme, the results show that having children in public schools stresses and tenses these parents.  They seek to manage the situation by a rigorous school choice and a series of strategies aiming to minimize the risks of this option and ensure the education desired for their children.

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Author Biographies

Maria Alice Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

É Professora-Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também é coordenadora do OSFE (Observatório Sociológico Família-Escola). Em 2000, foi professora visitante convidada na Universidade de Lille III, na França. Foi coordenadora do GT Sociologia da Educação da Anped. Coordena o GT Educação e Sociedade da Sociedade Brasileira de Sociologia, desde 2004. É coordenadora da coleção Ciências Sociais da Educação da Editora Vozes e participa do conselho editorial dos seguintes periódicos: Educação e Sociedade (CEDES), Educação e Realidade (UFRGS), Fórum Sociológico (Universidade Nova de Lisboa), Revista de la Asociación de Sociologia de la Educación - ASE (Espanha), Sociologia On Line - Revista da Associação Portuguesa de Sociologia. Foi membro do CA-Educação do CNPq (2009-2013). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 1988 (pesquisadora PQ 1A). Suas pesquisas focalizam as relações família-escola em diferentes meios sociais, em particular entre as classes médias e as elites, bem como as trajetórias escolares dos jovens pertencentes a esses meios sociais.

Tânia de Freitas Resende, Universidade Federal de Minas Gerais

É professora titular da Faculdade de Educação da UFMG (FaE/UFMG), no setor de Sociologia da Educação, atuando na graduação e na pós-graduação e respondendo, no biênio 2021-2023, pela Chefia do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação desta Faculdade. Tem experiência na área de Educação, especialmente como professora e coordenadora pedagógica do ensino fundamental, analista/consultora educacional e professora do ensino superior. É pesquisadora do Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE), da mesma Faculdade. Desenvolve e orienta pesquisas principalmente relacionadas aos seguintes temas: desigualdades educacionais; relação família-escola; dever de casa; "shadow education", reforço escolar; abordagens sociológicas da escola e da sala de aula; educação integral, escola de tempo integral; conhecimento escolar; educação, conhecimento e informação.

Priscila de Oliveira Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também atua como pesquisadora do observatório família-escola (OSFE/UFMG) e do Laboratório de Pesquisa em Experiências de Formação e Narrativas de Si (LAPENSI). Possui doutorado em sociologia (2015) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ) e estágio doutoral no Centre Max Weber, vinculado ao Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) e à École Normale Supérieure de Lyon (ENS- Lyon). É mestre em Ciências Sociais (2010) pela Universidade Federal de Juiz de Fora e bacharel em Direito pela mesma instituição

Published

2023-12-18

How to Cite

MARIA ALICE, de Freitas Resende, T., & Coutinho, P. de O. (2023). MIDDLE-CLASS FAMILIES IN PUBLIC SCHOOLS: FROM CHOICE TO PARTICIPATION STRATEGIES. Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40017

Issue

Section

Artigos