O elemento financeiro e a Educação para o Consumo Responsável

Autores/as

  • Abdala Mohamed Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná
  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná

Palabras clave:

Educação Financeira, Consumo responsável, Ensino.

Resumen

Neste artigo discute-se o aspecto financeiro no âmbito da Educação para o Consumo Responsável. Descreve-se didaticamente o cenário financeiro atual, no qual se sobressai a crise financeira mundial. A crise  influencia o movimento de estímulo e contenção das economias mundiais e tem reflexos nos padrões de consumo,  podendo, em situações de oferta indiscriminada de crédito,  favorecer o superendividamento das famílias.  Nesse contexto, em 2010 surge no Brasil a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, um programa de Estado que visa educar financeiramente a população. Discute-se brevemente esse programa e assume-se a posição de que a educação financeira deve ser inserida no âmbito do consumo responsável, o qual engloba as vertentes  meio-ambiente, saúde, publicidade, direito e ética. Finalmente, analisam-se quatro exemplos de fatos/situações noticiados pela mídia a fim evidenciar a complexidade envolvida no consumo. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Abdala Mohamed Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná
    Doutor em Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP) e professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Brasil.
  • Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná
    Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/SP) e professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
O elemento financeiro e a Educação para o Consumo Responsável. edur [Internet]. 2023 May 29 [cited 2025 Dec. 24];29(4). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21088