Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo

Autores/as

  • Nicolau Dela Bandera Universidade de São Paulo

Palabras clave:

desigualdades, sucesso escolar, identidades escolares

Resumen

Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição, e interpretar como determinadas configurações de classe, associadas à etnia e às práticas de gênero, impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Analisarei também o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, onde o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257), e a observação e descrição do cotidiano escolar, principalmente da distribuição e circulação dos jovens pelos espaços da instituição.


Biografía del autor/a

  • Nicolau Dela Bandera, Universidade de São Paulo
    Doutorando - Antropologia Social, USP

Archivos adicionales

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. (2023). Educação Em Revista , 30(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21141

Artículos similares

1-10 de 119

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.