Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo
Palavras-chave:
desigualdades, sucesso escolar, identidades escolaresResumo
Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição, e interpretar como determinadas configurações de classe, associadas à etnia e às práticas de gênero, impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Analisarei também o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, onde o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257), e a observação e descrição do cotidiano escolar, principalmente da distribuição e circulação dos jovens pelos espaços da instituição.
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.