Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo
Palavras-chave:
desigualdades, sucesso escolar, identidades escolaresResumo
Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição, e interpretar como determinadas configurações de classe, associadas à etnia e às práticas de gênero, impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Analisarei também o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, onde o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257), e a observação e descrição do cotidiano escolar, principalmente da distribuição e circulação dos jovens pelos espaços da instituição.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.