Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo

Autores

  • Nicolau Dela Bandera Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

desigualdades, sucesso escolar, identidades escolares

Resumo

Este artigo busca compreender a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. O objetivo específico é investigar como o vestibulinho do colégio produz uma seleção rigorosa a priori de um público altamente suscetível à ação pedagógica da instituição, e interpretar como determinadas configurações de classe, associadas à etnia e às práticas de gênero, impulsionam os estudantes a constantes superações de si e a um alto investimento nas conquistas escolares. Analisarei também o ethos escolar desses jovens que conforma um estilo de vida e um padrão de masculinidade específico, onde o esforço escolar é valorizado e reconhecido pelos pares. Foram realizadas entrevistas em profundidade com 21 jovens, selecionados a partir de um questionário aplicado no terceiro ano do ensino médio (total de 257), e a observação e descrição do cotidiano escolar, principalmente da distribuição e circulação dos jovens pelos espaços da instituição.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nicolau Dela Bandera, Universidade de São Paulo

Doutorando - Antropologia Social, USP

Arquivos adicionais

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Bandera, N. D. (2023). Esforçados e “talentosos”: a produção do sucesso escolar na Escola Técnica Federal de São Paulo. Educação Em Revista, 30(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21141

Edição

Seção

Artigos