ESCOLAS EFICAZES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Autores/as

  • Jaqueline Luzia da Silva UFRJ
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino PUC-Rio
  • Vera Masagão Ribeiro Ação Educativa

Resumen

O artigo apresenta uma pesquisa que buscou identificar características de escolas que têm a capacidade de incidir positivamente no processo de alfabetização e na redução dos índices de evasão dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Foram analisadas três escolas da rede municipal do Rio de Janeiro que integram o Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) e têm bons indicadores de aprendizagem, permanência e aprovação, à luz da literatura sobre a pesquisa em eficácia escolar. Os resultados mostram que as escolas eficazes na modalidade EJA tomam atitudes explícitas para promover a assiduidade dos alunos. estas instituições são organizadas quanto à disciplina e orientação curricular, além de contar com equipes pedagógicas (diretores, coordenadores, orientadores e professores) integradas e focadas no ensino e na aprendizagem. E mantêm altas expectativas em relação ao desempenho e à trajetória escolar dos alunos.

Biografía del autor/a

  • Jaqueline Luzia da Silva, UFRJ
    Doutora em Educação pela PUC-Rio; Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Letras da UFRJ e Professora alfabetizadora do Centro Municipal de Referência de Educação de Jovens e Adultos (CREJA/SME/RJ)
  • Alicia Maria Catalano de Bonamino, PUC-Rio
    Doutora em Educação pela PUC-Rio; Professora Associada do Departamento de Educação da PUC-Rio.
  • Vera Masagão Ribeiro, Ação Educativa
    Doutora em Educação pela PUC-OS; Coordenadora Geral da Ação Educativa.

Publicado

2023-05-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

ESCOLAS EFICAZES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESTUDO DE CASOS NA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO. (2023). Educação Em Revista , 28(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21432