Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra a partir das produções do GT04 da SBEM

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Álgebra; Requisitos para aprender Álgebra; Dificuldades de Aprendizagem em Álgebra; Grupo de Trabalho Educação Matemática no Ensino Superior; Análise Interpretativa.

Resumen

El objetivo de este artículo, de carácter bibliográfico, a partir de la interlocución de cuestiones logradas por medio de un análisis interpretativo, realizado en cinco investigaciones de autoría de miembros del Grupo de Trabajo Educación Matemática en la Enseñanza Superior (GT04), de la Sociedad Brasilera de Educación Matemática, sobre la enseñanza y el aprendizaje del Álgebra, con reflexiones presentes en estudios de otros autores de renombre en la Educación Algebraica, es presentar discusiones acerca de tres temáticas: requisitos para aprender el Álgebra; cómo el Álgebra es enseñado y cómo debería ser enseñado; y la naturaleza de las dificultades evidenciadas en el aprendizaje del Álgebra. Para recolectar, categorizar y analizar datos, adoptamos algunos presupuestos del Análisis del Contenido en la óptica de Bardin. Por medio del estudio realizado, aunque los objetos de investigación del GT04 sean la enseñanza y el aprendizaje de Matemática en la universidad, muchas de las discusiones relacionadas al Álgebra presentes en las investigaciones de los miembros de este Grupo, por nosotros esclarecidas y articuladas con afirmaciones de investigadores de renombre, tanto en el escenario nacional como el internacional de la Educación Algebraica, podemos percibir que no se refieren específicamente a la enseñanza superior. Consideraciones relacionadas a la especificidad del GT se hacen presentes de manera más contundente en las reflexiones acerca de la naturaleza de las dificultades evidenciadas en el aprendizaje del Álgebra. También habiéndose tomado, en esta categoría de análisis, consideraciones pertinentes a la Educación Básica.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Gabriel Loureiro de Lima, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2001), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2005), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Na mesma instituição é líder do Grupo de Pesquisa A Matemática na Formação Profissional, atuando na linha de investigação A Matemática como Componente Curricular de Cursos de Graduação que volta sua atenção para o ensino de Matemática em cursos superiores cujo foco não é a formação de matemáticos. Participa,também na PUC-SP, do grupo de pesquisa GPEA (Grupo de Pesquisa em Educação Algébrica). Tem como principal área de interesse o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Superior, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral e da Análise Matemática. Sua investigação de doutorado, intitulada, A disciplina de Cálculo I do curso de Matemática da Universidade de São Paulo: um estudo de seu desenvolvimento, de 1934 a 1994, defendida em 2012, recebeu menção honrosa na categoria Ensino no Prêmio Capes de Teses 2013. Atualmente é Professor do Departamento de Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática da PUC-SP e Assistente Especializado da Pró-Reitoria de Graduação na mesma Universidade. Desde 2015 é vice coordenador do GT4 - Ensino Superior - da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e desde 2017 é vice-coordenador do Grupo de Trabalho Ciências Básicas e Matemática na Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).

  • Barbara Lutaif Bianchini, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Possui graduação em Matemática - Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Matemática Bacharelado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1978), graduação em Licenciatura Em Pedagogia pela Universidade de Franca (1988), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Atualmente é professor associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação algébrica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação algébrica, educação matemática, álgebra linear, registros de representação semiótica e formação de professores.

Publicado

2022-05-06

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
Reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de Álgebra a partir das produções do GT04 da SBEM. edur [Internet]. 2022 May 6 [cited 2025 Dec. 14];38. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24723