Experiências exitosas, experiências duvidosas.
Palabras clave:
Gestão Educacional, Educação Profissional, Projetos Educativos, Parcerias, Paternariados, Agências Financiadoras, ComparaçãoResumen
O estudo dedica-se análise crítica das proposições atuais de gestão encaminhadas para a educação profissional no Brasil pela nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9394/96), em especial no âmbito de projetos desenvolvidos a partir de acordos financeiros multilaterais, como o PROEP (Programa de Reforma da Educação Profissional). Considera, como referênçia de comparação, alguns fragmentos de práticas de gestão observados em escolas profissionais portuguesas, manifestações de gestores nacionais e locais sobre elas e , ainda, reflexões recentes de estudiosos vinculados à academia portuguesa. Tanto aqui como lá, as experiências assumem como eixos centrais projetos educativos escolares e a construção de parcerias (ou paternariados), sob concepções nem sempre claramente definidas, mas muito diversificadas, atravessadas por ideários contraditórios que entrelaçam bem-estar e mercado, liberalismo e socialismo, e sujeitas a pressões mais ou menos sutis de seus maiores financiadores, sob o anteparo do Estado. A comparação dessas experiências sob um prisma sociológico, que contemple o escrutínio apurado dos contextos nos quais se realizam, oferece contribuições significativas para um dimensionamento objetivo de suas características e desdobramentos e pode fundamentar discussões quanto a modelos de gestão salvadores propostos no cenário educativo.
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