POLÍTICAS EDITORIAIS NO CONTEXTO DA CIÊNCIA ABERTA: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS E PERSPECTIVAS
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.58557Palabras clave:
Ciencia Aberta, Avaliação por pares aberta , política editorialResumen
O artigo intitulado “Políticas editoriais em periódicos da área da Educação: uma análise documental”, de autoria de Matheus Ganiko-Dutra, Kevin Luiz Lopes-Delphino e Caio Augusto Martins Furtado, participantes da avaliação por pares aberta no periódico Educação em Revista, tem por objetivo analisar a relação existente entre as informações disponibilizadas nos sites de periódicos da área de Educação e suas políticas editoriais, bem como problematizar o conceito de “políticas editoriais”.
Trata-se de um artigo que apresenta resultados de pesquisa relevante e atual para a área de Educação, especialmente no que diz respeito às políticas editoriais. O manuscrito possui estrutura, organização e coerência textual. O tema e a abordagem estão adequadamente situados em bibliografia atual e atende aos requisitos que se espera de um artigo científico. Os argumentos apresentados pelos autores são plausíveis, em diálogo com o referencial teórico do campo editorial.
Quanto ao resumo, foram solicitadas adequações, entre elas, a indicação clara dos resultados alcançados no estudo. Para as considerações finais, foi recomendada a inclusão dos seguintes pontos: retomar o objeto de estudo, apresentar claramente as contribuições da pesquisa e os resultados obtidos. E, na sequência, apresentar as limitações da pesquisa inseridas previamente pelos autores e concluir o artigo, apresentando novas possibilidades para continuidade do estudo.
Pelo exposto, considero o manuscrito inspirador, com destaque para algumas considerações relativas aos desafios e perspectivas contemporâneas no campo editorial, a saber: políticas editoriais no contexto da Ciência Aberta, avaliação por pares aberta e a defesa da ética na política editorial.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Educação em Revista

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.













