Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar

Autores/as

  • Laura Noemi Chaluh UNESP - Univ Estadual Paulista

Resumen

Neste artigo, trago parte de minha experiência como professora de futuros professores de Matemática quando ministrei a disciplina “Didática” no ano de 2010. Socializo aqui algumas das práticas instituídas dentro desse contexto e que resgatam a potencialidade dos filmes e da escrita no processo formativo dos alunos. Problematizo a importância de “assistir juntos” a um filme, já que essa experiência estética possibilita promover o conhecimento, o sentimento e a ação. Trago a voz dos meus alunos, documentada nos registros semanais elaborados por eles, para dizer das “marcas” que os filmes deixaram no percurso formativo de cada um deles como futuros professores de Matemática. Ao resgatar essa prática, enfatizo a importância de “educar o olhar” na busca pela constituição de um professor comprometido com uma educação e uma sociedade mais justa e democrática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Laura Noemi Chaluh, UNESP - Univ Estadual Paulista

Profa. Dra. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Biociências da UNESP – Univ Estadual Paulista (Rio Claro).

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Chaluh, L. N. (2023). Filmes na formação de futuros professores: educar o olhar. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21014

Número

Sección

Artigos