É possível relacionar avaliação discente e formação de professores?

Autores/as

  • Adriana Bauer Fundação Carlos Chagas

Resumen

No contexto da política educacional paulista, busca-se relacionar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) ao direcionamento de ações de formação de professores. Este trabalho amplia a análise teórica do texto original, produzido durante o mestrado da autora, que focou a articulação entre o SARESP e os programas de formação contínua da rede estadual. Partindo dos anúncios da relação presente nos documentos oficiais, questiona-se em que medida é pertinente elaborar programas e ações de formação de professores tendo como pressuposto que os resultados dos alunos nas avaliações ilustram as necessidades de formação docentes. Conclui-se que esta relação não é direta, apesar de ser defendida no âmbito de elaboração de políticas educacionais preocupadas com a gestão racionalizada do sistema educacional, e aponta-se a necessidade de estudos e debates mais aprofundados sobre o binômio formação de professores/resultados de desempenho de alunos. Palavras-chave: formação de professores, desempenho dos alunos, sistemas de avaliação

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Biografía del autor/a

Adriana Bauer, Fundação Carlos Chagas

Doutoranda do Programa de Pos-Graduação da Faculdade de Educação da USP

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Bauer, A. (2023). É possível relacionar avaliação discente e formação de professores?. Educação Em Revista, 28(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21015

Número

Sección

Artigos