É possível relacionar avaliação discente e formação de professores?
Resumen
No contexto da política educacional paulista, busca-se relacionar os resultados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP) ao direcionamento de ações de formação de professores. Este trabalho amplia a análise teórica do texto original, produzido durante o mestrado da autora, que focou a articulação entre o SARESP e os programas de formação contínua da rede estadual. Partindo dos anúncios da relação presente nos documentos oficiais, questiona-se em que medida é pertinente elaborar programas e ações de formação de professores tendo como pressuposto que os resultados dos alunos nas avaliações ilustram as necessidades de formação docentes. Conclui-se que esta relação não é direta, apesar de ser defendida no âmbito de elaboração de políticas educacionais preocupadas com a gestão racionalizada do sistema educacional, e aponta-se a necessidade de estudos e debates mais aprofundados sobre o binômio formação de professores/resultados de desempenho de alunos. Palavras-chave: formação de professores, desempenho dos alunos, sistemas de avaliaçãoDescargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2012 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.