A ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 1996 A 2006

Autores/as

  • Julio Groppa Aquino Faculdade de Educação da USP

Palabras clave:

discurso jornalístico sobre educação, governamentalização, Michel Foucault

Resumen

O presente artigo dá a conhecer os resultados de uma investigação das racionalidades e das tensões ético-políticas expressas nas matérias sobre educação escolar veiculadas pelo jornal Folha de São Paulo, no período de dezembro de 1996 – a partir da promulgação da LDB em vigor – a novembro de 2006. Por meio de uma análise do material empírico orientada por alguns operadores teórico-metodológicos oferecidos por Michel Foucault, foi possível atestar, além da proliferação de matérias sobre a temática educacional, que a imprensa escrita arregimenta, de modo reiterativo e circular, concepções reparatórias ou reformistas das práticas escolares contemporâneas, em consonância com as produções acadêmicas, os saberes dos especialistas e as injunções econômicas e políticas. Ao fazê-lo, o discurso jornalístico consagra-se como um potente recurso de governamentalização das atitudes e dos valores partilhados pela população no tocante ao raio de ação do trabalho educativo na atualidade.

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Biografía del autor/a

Julio Groppa Aquino, Faculdade de Educação da USP

Docente da graduação e da pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Psicologia Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, bem como pós-doutorado pela Universidade de Barcelona. Pesquisador do CNPq.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Aquino, J. G. (2023). A ORDEM DO DISCURSO JORNALÍSTICO SOBRE EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DAS MATÉRIAS DA FOLHA DE S.PAULO DE 1996 A 2006. Educação Em Revista, 29(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21054

Número

Sección

Artigos