Qual o futuro das escolas no campo?

Autores/as

  • Célia Regina Vendramini Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

escola do campo, escola rural, Brasil, Estados Unidos, Portugal.

Resumen

Tendo como ponto de partida a questão sobre o futuro das escolas rurais ou do campo, o artigo aborda o contexto social, político e econômico que suporta ou não a existência das escolas. Bem como a análise sobre a situação das escolas em diferentes contextos, particularmente no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Problematizamos sobre as respostas dadas pelo poder público, acadêmicos e organizações e movimentos sociais ao fechamento, à redução do número de alunos e de comunidades rurais com escola, às condições de funcionamento, à distância percorrida pelos alunos, bem como as implicações das escolas para a vitalidade do campo. Concluímos que o futuro das escolas está diretamente relacionado com o futuro do campo.

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Biografía del autor/a

Célia Regina Vendramini, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Associada do Depto de Estudos Especializados em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisadora do CNPq. Membro do Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho. Linhas de pesquisa: trabalho e educação; educação e movimentos sociais; educação do campo.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Vendramini, C. R. (2023). Qual o futuro das escolas no campo?. Educação Em Revista, 31(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21195

Número

Sección

Artigos

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