Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral

Autores/as

  • Levindo Diniz Carvalho Universidade Federal de São João del Rei.

Palabras clave:

Crianças, Infâncias, Educação Integral.

Resumen

Este texto propõe uma leitura de processos infantis de inserção e participação na cena social em novas configurações de institucionalização da infância, em especial a Educação (em tempo) Integral.

 Os dados analisados foram gerados em uma etnografia multiespacializada de cotidianos infantis, realizada com crianças de seis a oito anos de idade, em uma escola pública de Belo Horizonte. Serão apresentados episódios que contribuem para a compreensão dos condicionamentos estruturais que conformam a experiência da infância e dos significados que as crianças atribuem às suas vivências.

As reflexões propostas centram-se nos paradoxos que marcam as infâncias contemporâneas; nos desafios de uma educação que supere o restrito status de aluno; e na análise sobre os direitos das crianças. Pretende-se, ao trazer a diversidade e complexidade dos mundos sociais das crianças interrogar as politicas públicas e fazer emergir impactos e tensões que sofrem as crianças -atores sociais- em uma sociedade desigual.

 

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Biografía del autor/a

Levindo Diniz Carvalho, Universidade Federal de São João del Rei.

Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Educação, da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Carvalho, L. D. (2023). Crianças e Infâncias na Educação (em tempo) Integral. Educação Em Revista, 31(4). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21212

Número

Sección

Artigos

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