Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários

Autores/as

  • Pérola Cavalcante Dourado Universidade Federal da Bahia
  • Sônia Maria Guedes Gondim Professora Titular na Universidade Federal da Bahia
  • Elisabeth Loiola Souza Professora associada na Universidade Federal da Bahia
  • Aleciane da Silva Moreira Ferreira Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia
  • Gisele Debiasi Alberton Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia

Palabras clave:

aprendizagem individual, suporte organizacional, desempenho docente

Resumen

O estudo analisou as relações entre a percepção de aprendizagem de competências e de desempenho de docentes de nível superior. Além disso, testou o papel moderador do suporte organizacional na relação entre a aprendizagem individual e desempenho docente. Participaram do estudo correlacional 275 docentes de uma universidade pública federal, que responderam ao inventário de percepção de aprendizagem de competências, suporte à transferência e desempenho docente (ASOD). Foram realizadas análises confirmatórias e testados os modelos de predição e moderação. Um das conclusões do estudo foi que a aprendizagem docente nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão predizem a percepção de desempenho em cada uma das atividades respectivamente. O suporte organizacional também se mostrou preditor do desempenho percebido pelo docente nas quatro atividades. Não foram encontradas evidências de que o suporte modera as relações entre as aprendizagens e a percepção de desempenho docente

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pérola Cavalcante Dourado, Universidade Federal da Bahia

Mestre em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade Federal da Bahia, MBA em Gestão de Pessoas pelo grupo UNINTER/IBPEX (2012), e Administradora de empresas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2010). Servidora técnico-administrativa em Educação na Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Dourado, P. C., Gondim, S. M. G., Souza, E. L., Ferreira, A. da S. M., & Alberton, G. D. (2023). Aprendizagem individual, suporte organizacional e desempenho percebido: um estudo com docentes universitários. Educação Em Revista, 34. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21281

Artículos más leídos del mismo autor/a