Enseñando Ética

Autores/as

  • Nei de Freitas Nunes-Neto Universidade Federal de Grande Dourados https://orcid.org/
  • Dália Melissa Conrado Universidade Federal de Grande Dourados

Palabras clave:

problemas socioambientales, moral, valores, virtudes, educaci´ón

Resumen

Tomando como contexto relevante los graves problemas socioambientales que enfrenta actualmente la humanidad (por ejemplo, pandemias o cambio climático) y la necesidad de mejorar la formación de sujetos capaces de afrontar estas situaciones, este texto está dedicado a la enseñanza explícita de la ética. En este sentido, buscando contribuir a una transposición didáctica de contenidos relacionados con la ética, tenemos como objetivo presentar una matriz de referencia, de conceptos y esquemas articulados, en filosofía moral, sobre todo, pero no exclusivamente, para la educación científica. Para ello, ofreceremos como nuestros principales aportes: (1) una concepción general de la ética, y una distinción moderada entre la ética, como dominio de lo contingente, por un lado, y la naturaleza, como dominio de lo necesario, por el otro; (2) un análisis del concepto de valor en dos ejes: uno centrado en el valor de la acción (con las categorías: deontología, utilitarismo y ética de las virtudes), y otro dedicado al valor de los seres (con categorías de consideración moral u ontología moral: individualismo, antropocentrismo selectivo, antropocentrismo, senciocentrismo, biocentrismo, ecocentrismo y socio-ecocentrismo); y, finalmente, (3) recomendaciones para la enseñanza de la ética, con énfasis en fomentar el cultivo de las virtudes para la expansión de la consideración moral, tendencia que es consistente con el proyecto de una educación para la formación de agentes virtuosos, algo lo que es demandado por los graves problemas socioambientales de nuestro tiempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nei de Freitas Nunes-Neto, Universidade Federal de Grande Dourados

Resumo da Biografia do Autor: Nei de Freitas Nunes-Neto é Professor Adjunto da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, da Universidade Federal da Grande Dourados, Mato Grosso do Sul, desde janeiro/2018 (UFGD). De 2010 a 2017, foi professor do Instituto de Biologia, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS). Atualmente, orienta 7 estudantes de doutorado e supervisiona um 1 de pós-doutorado e já orientou 12 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Publicou aproximadamente 40 artigos em periódicos especializados e juntamente com Dália Conrado, organizou o livro “Questões Sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas”, publicado pela EDUFBA em 2018. É um dos coordenadores de projetos (nas áreas de epistemologia, ética e educação) do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), financiado pelo CNPq e pela FAPESB, que reúne 13 instituições brasileiras e 35 instituições estrangeiras. Em 2015, foi pesquisador visitante no Centro para Vida, Mente e Sociedade, do Departamento de Lógica e Filosofia da Ciência, da Universidade do País Basco (Espanha). Obteve doutorado em Ecologia (UFBA, 2013), com período sanduíche na Universidade do País Basco, mestrado em Ensino, Filosofia e História das ciências (UFBA/UEFS, 2008), e bacharelado em Ciências Biológicas (UFBA, 2006).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8185-2007

Endereço postal: Unversidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970

Telefone: (71) 99670.0481

Filiação Institucional: Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Mato Grosso do Sul), Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Dália Melissa Conrado, Universidade Federal de Grande Dourados

Resumo da Biografia da Autora: Dália Melissa Conrado é Bacharel (2003) em Ciências Biológicas (UEM/PR); Licenciada (2015) em Biologia (FACIBA/BA); Mestre (2006) e Doutora (2013) em Ecologia, pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia: Teoria, Aplicação e Valores (UFBA/BA); e Doutora (2017) em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA/UEFS/BA). Fez estágio de pós-doutoramento (2015) no IAS-Research Group, Centre for Life, Mind and Society (UPV, San Sebastián, Espanha). Pesquisadora do Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBIO) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE), sediados na Universidade Federal da Bahia (UFBA/BA). Tem experiência nas áreas de Educação Científica (Educação CTSA e Ensino Baseado em Questões Sociocientíficas), Educação Ambiental, Educação em Saúde, e Métodos e Técnicas de Ensino. Atualmente é Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), na Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7955-2515

Endereço postal: Universidade Federal da Grande Dourados. Unidade II: Rodovia. Dourados/Itahum, Km 12 - Unidade II | Caixa Postal: 364| CEP: 79.804-970.

Telefone: (67) 981682711

Filiação Institucional: Faculdade de Educação (FAED), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/MS) e Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (INCT IN-TREE).

Publicado

2021-04-30

Cómo citar

Nunes-Neto, N. de F., & Conrado, D. M. (2021). Enseñando Ética. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24578

Artículos más leídos del mismo autor/a