MICHEL FOUCAULT, À EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO

Autores

  • Rodrigo Diaz de Vivar y Soler FURB
  • RAFAEL ARALDI VAZ Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina
  • PATRICIA TATIANA RAASCH FURB
  • LARA NADINE KANITZ PACKER FURB
  • MIGUEL ALOIS PITZ E SILVA FURB

Palavras-chave:

Michel Foucault, neoliberalismo, educação

Resumo

Este artigo procura pensar as bases de uma possível crítica empreendida por Michel Foucault em torno do neoliberalismo e a sua relação com à educação. Desenvolve-se uma leitura bibliográfica que percorre os trabalhos desenvolvidos por Foucault a partir de uma história política da governamentalidade. Procurar-se-á demonstrar de que modo o neoliberalismo aos olhos de Foucault, deve ser compreendido tal qual um modo de vida e uma prática de governo responsável pela produção de modos de subjetivação identificados com o empresariamento de si mesmo como estética da existência neoliberal.  Em um primeiro momento, será percorrido os contornos do pensamento foucaultiano em torno de uma genealogia das artes de governo e dos processos de subjetivação. O segundo momento é dedicado a procurar compreender os efeitos pelos quais o neoliberalismo constitui-se enquanto um ethos responsável por produzir uma experiência de uma educação capitalizada e financeirizada. Finalmente, nossas considerações finais são dedicadas à elaboração de uma crítica em torno do regime de governamentalidade neoliberal a partir das contribuições elaboradas por Michel Foucault.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Diaz de Vivar y Soler, FURB

https://orcid.org/0000-0001-7286-3129

Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Docente da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

RAFAEL ARALDI VAZ, Secretaria de Estado de Educação de Santa Catarina

Doutor em História pela UFSC. Professor da Rede Pública de Educação do Estado de Santa Catarina.

PATRICIA TATIANA RAASCH, FURB

Graduada em História pela UDESC. Mestranda em Educação pela FURB.

LARA NADINE KANITZ PACKER, FURB

Graduanda em Medicina pela FURB.

MIGUEL ALOIS PITZ E SILVA, FURB

Graduando em Psicologia pela FURB.

Publicado

2022-10-27

Como Citar

Soler, R. D. de V. y, VAZ, R. A. ., RAASCH, P. T. ., PACKER, L. N. K. ., & SILVA, M. A. P. E. (2022). MICHEL FOUCAULT, À EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35257

Edição

Seção

Artigos