MICHEL FOUCAULT, À EDUCAÇÃO E O NEOLIBERALISMO
Palavras-chave:
Michel Foucault, neoliberalismo, educaçãoResumo
Este artigo procura pensar as bases de uma possível crítica empreendida por Michel Foucault em torno do neoliberalismo e a sua relação com à educação. Desenvolve-se uma leitura bibliográfica que percorre os trabalhos desenvolvidos por Foucault a partir de uma história política da governamentalidade. Procurar-se-á demonstrar de que modo o neoliberalismo aos olhos de Foucault, deve ser compreendido tal qual um modo de vida e uma prática de governo responsável pela produção de modos de subjetivação identificados com o empresariamento de si mesmo como estética da existência neoliberal. Em um primeiro momento, será percorrido os contornos do pensamento foucaultiano em torno de uma genealogia das artes de governo e dos processos de subjetivação. O segundo momento é dedicado a procurar compreender os efeitos pelos quais o neoliberalismo constitui-se enquanto um ethos responsável por produzir uma experiência de uma educação capitalizada e financeirizada. Finalmente, nossas considerações finais são dedicadas à elaboração de uma crítica em torno do regime de governamentalidade neoliberal a partir das contribuições elaboradas por Michel Foucault.
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