PROYECTO DE VIDA E IDENTIDAD

ARTICULACIONES E IMPLICACIONES PARA LA EDUCACIÓN

Autores/as

Palabras clave:

proyecto de vida, identidad, estados de la identidad, identidad narrativa, identidad moral

Resumen

La relación entre identidad y proyecto de vida ha sido destacada tanto por los marcos legales que definen el proyecto de vida como eje de la educación básica en Brasil como por los estudios sobre proyectos de vida publicados en el país y en el exterior. Sin embargo, documentos como la Basis Nacional Común Curricular y la Nueva Enseñanza Media no aportan fundamentos teóricos que permitan a los profesionales de la educación conocer cómo se construye y se articulan la identidad y el proyecto de vida, así como comprender sus implicaciones pedagógicas. A nivel académico, a su vez, la relación entre identidad y proyecto de vida ha sido poco discutida de forma explícita y sistemática. Este artículo, de carácter teórico e inscrito en la interfaz entre los campos de la educación y la psicología, explora las articulaciones entre los estudios sobre proyecto de vida y sobre identidad en cuanto a la constitución, desarrollo y funcionamiento de estos constructos, así como discute sus implicaciones. para educación. Para eso, limita el concepto de proyecto de vida a la perspectiva fundada por el Centro de Estudios sobre la Adolescencia de la Universidad de Stanford (Estados Unidos), coordinado por William Damon, y circunscribe los procesos de construcción y funcionamiento de la identidad a los abordajes de estados de identidad, identidad narrativa e identidad moral, cuya matriz común es la obra de Erik Erikson.

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Biografía del autor/a

Marco Antonio Morgado da Silva, Universidade de São Paulo

Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com estágio de investigação e docência na Universidade de Barcelona (UB). Sua área de pesquisa abrange os campos da psicologia moral, psicologia cognitiva, estudos da identidade e educação em valores. Compõe o núcleo de pesquisa em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP) da USP. É professor há 12 anos na Educação Básica. Atualmente é professor de pós-graducação no Instituto Singularidades, coordenador de área e professor de Projetos Sociais na Escola Antonietta e Leon Feffer (ALEF). Trabalha com formação de professores, produção de material didático e consultoria pedagógica com os temas Educação em Valores e Projeto de Vida. É autor do livro didático Projeto de Vida: construindo o futuro (editora Ática), aprovado no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021, co-autor do livro Psicologia para Pais e Educadores: desenvolvimento moral e social (Juruá, 2019) e autor do material didático do componente curricular de Projeto de Vida dos estados de Alagoas e Pernambuco. 

Hanna Cebel Danza, Universidade de São Paulo

Hanna Cebel Danza é mestre e doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Estudando a temática dos Projetos de Vida desde 2011, defendeu em 2019 a tese intitulada “Conservação e mudança nos projetos de vida dos jovens: um estudo longitudinal sobre uma intervenção de Educação em Valores”. Em 2018 realizou um estágio de investigação e docência na Universidade de Barcelona. Foi professora da disciplina “Projeto de vida” no Ensino Médio entre 2013 e 2017 em uma escola privada de São Paulo e do curso de extensão “Educação para a construção dos projetos de vida: aportações para o cumprimento das diretrizes da BNCC” no Instituto Singularidades. É autora do livro Projetos de vida: construindo o futuro (Editora Ática, 2021) e coautora dos livros Psicologia para Pais e Educadores: desenvolvimento moral e social (Juruá, 2019) e Estudos sobre adolescência: vários contextos, vários olhares (Mercado de Letras, 2017) e também do material didático do componente curricular de Projeto de vida das Secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e Alagoas. Atua como consultora do componente curricular Projeto de Vida em diversas Secretarias Estaduais de Educação, é professora do curso de formação de professores em Projeto de Vida das Secretarias de Educação dos Estados de Pernambuco e Alagoas e do curso de aprimoramento “Educação socioemocional: teoria e prática” do Instituto Sedes Sapientiae e da pós-graduação do Instituto Singularidades. 

Publicado

2022-05-06

Cómo citar

Morgado da Silva, M. A. ., & Cebel Danza, H. (2022). PROYECTO DE VIDA E IDENTIDAD: ARTICULACIONES E IMPLICACIONES PARA LA EDUCACIÓN. Educação Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35845

Número

Sección

Artigos